Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

Solenidade do Perdão de Assis!

Caros irmãos e irmãs da Juventude Franciscana do Maranhão.  No mês de agosto a Família Franciscana celebra duas importantes festas:  começamos pelo Perdão de Assis, no dia 02 de agosto, e de Santa Clara de Assis, dia 11.

Mas será que já paramos para nos perguntar qual o verdadeiro significado do perdão de Assis, festa franciscana conhecida no mundo inteiro?
Acredito que muitos já fizeram - se esta pergunta e buscaram entender o significado para vivenciar verdadeiramente o perdão de Assis, mas também temos irmãos que talvez ainda não compreendam do que se trata.

O Perdão de Assis é a máxima expressão da misericórdia de Deus. Conforme relatos das fontes franciscanas, certa noite em 1216, Francisco encontrava-se em profunda oração na igrejinha da Porciúncula, que ficava nos arredores de Assis, quando, de repente, todo o local ficou iluminado e Francisco viu sobre o altar o Cristo, a sua direita nossa Santíssima Mãe e ao redor dele uma multidão de anjos. Perguntaram-lhe o que desejava para a salvação das almas e Francisco de imediato respondeu: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que, a todos quantos arrependidos e confessados, vierem a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor lhe disse: “Ó irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)”.

No dia seguinte Francisco apresenta-se diante do Papa Honório III e partilha a visão que teve, e o Papa lhe concede a aprovação da indulgência plenária. Logo após, o Santo Padre pergunta se não quer nenhum documento que comprove a autorização, no que Francisco responde: “Santo Pai, se é de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”. 
E com o passar do tempo a indulgência concedida às pessoas que visitassem a igrejinha de Santa Maria dos Anjos (Porciúncula) se estendeu também a todos que, no dia 02 de agosto, visitarem uma igreja paroquial. Neste dia recomenda-se que as pessoas se confessem, rezem o credo, um Pai Nosso, participem da Eucaristia, comunguem e rezem uma oração na intenção do Santo Padre.

Que a exemplo de nosso pai Seráfico São Francisco de Assis, reconheçamo-nos sempre pecadores e necessitados das graças do Pai.

Francisclaramente, paz e bem!

Glenylson Ribeiro
Secretário Regional de Ação Evangelizadora

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: